Cardamomo Choti Ealichi Natural
Especificações técnicas do Ayurveda:
O Cardamomo do OJAS EMPÓRIO DE AYURVEDA, é considerado a Rainha das Especiarias e motivos não faltam para este saboroso e perfumado tempero, de aroma floral diferenciado e sabor doce merecer essa honraria.
O choti ealichi, outro nome dado ao cardamomo verde, tem um aroma leve e penetrante e é perfeito para dar um toque exótico às sobremesas, sendo muito útil em pratos que contenham leite.
Além disso, ele é um ótimo antídoto para reduzir o efeito excitante do café. Basta passar os grãos juntamente com o pó do café, completar seu café com cravo e canela e criar o famoso e delicioso café turco.
Outra opção é o chá de cardamomo, beber morno após as refeições. Outra forma de consumir para aumentar a digestão e a absorção dos nutrientes, é mascar junto com algumas sementes da erva após as refeições.
Uma bebida indiana mundialmente conhecida e que costuma receber cardamomo na sua composição é o Masala Chai que corresponde em popularidade para eles ao nosso cafezinho e que já fez muito sucesso no Brasil.
Os efeitos benéficos serão rapidamente sentidos com estes hábitos saudáveis.
Na dieta Ayurveda, o cardamomo tem qualidades calmante e de aquecimento, além de sabor doce e picante. Apesar de prover balanceamento para todos os doshas, deve ser usado com cautela por quem tem desequilíbrio de Pitta, pois o cardamomo poderá aquecer o corpo em demasia.
Como usar o cardamomo na culinária?
Uma recomendação é sempre manter as sementes nas bagas (espécies de favos) para conservar o sabor e potência do tempero indiano por mais tempo e quando for usar uma forma de potencializar seu sabor e suas funções terapêuticas é amassá-las em um pilão, você também pode esquentar as bagas em uma frigideira antes retirar as semente.
Por ser tão versátil, o cardamomo também pode ser usada:
No refogado do arroz, molhos ou vegetais;
Na aromatização de pães caseiros;
Em coberturas de pudins, doces e sorvetes.
Você pode usar as cascas e as sementes juntas na receita, esmagando elas com um pilão, ou usar apenas as sementes, mas guarde as cascas de cardamomo para colocar na fervura do chá ou café!
A especiaria combina com receitas doces com cravo, canela, açafrão e noz moscada. Para os pratos salgados, a dica é criar um garam masala ( mistura de especiarias, entre elas o cardamomo verde) e conservar em pote de vidro.
Assim, você terá um tempero muito aromático e que combina com diversas receitas!
Quais os benefícios do cardamomo para a nossa saúde?
O cardamomo é rico nos seguintes nutrientes:
Vitamina A;
Vitamina B;
Vitamina C;
Potássio;
Sódio;
Magnésio;
Cálcio;
Ferro;
Carboidratos;
Proteínas.
Ele traz uma grande lista de benefícios, entre eles:
É estimulante e previne edemas no sistema circulatório;
Auxilia no sono de qualidade;
Combate o mau hálito com sua ação antisséptica;
É um eficaz antiespasmódico;
Um poderoso expectorante, componente em receitas tradicionais de xaropes;
Auxilia a regular o metabolismo do açúcar, tonificando o pâncreas e estimula as secreções gástricas e a absorção de nutrientes;
Rico em fibras, ajuda no emagrecimento, aumentando a saciedade;
Combate a prisão de ventre e ajuda no funcionamento intestinal;
Alivia os sintomas da gastrite;
Auxilia no combate ao envelhecimento provocado pelos radicais livres;
Alivia a indigestão e as flatulências;
Ajuda a manter os níveis de glicose, colesterol ruim e triglicerídeos no sangue.
Para saúde bucal: um fitoquímico chamado cineol, presente no cardamomo, possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Combinado com o hábito saudável de escovar os dentes e limpar a língua diariamente, você terá uma ótima saúde bucal.
O aquecimento da especiaria cria efeitos que aumentam o metabolismo, de acordo com o Ayurveda, o Agni rege o metabolismo.
Como você pode ver, não faltam motivos para o seu organismo e para a sua culinária para começar a usar hoje o cardamomo, uma especiaria rainha que traz bem-estar e saúde onde quer que ela seja colocada!