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Arroz Basmati Polido - 1kg

R$ 36,00
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Arroz Basmati Polido Ojas

  • Composição: 100% arroz basmati

  • Sem aditivos químicos

  • Sem glúten e sem lactose

  • Marca: Ojas

  • Volume: 1kg

  • Produto vegano

Especificações técnicas do Ayurveda:

  • Sabor: doce

  • Potência: frio

  • Pós-digestivo: doce

  • Ação nos doshas: tridosha, especial para Pitta e Vata

  • Atributos: leve, untuoso, macio

O Arroz Basmati Polido do OJAS EMPÓRIO DE AYURVEDA, é uma variedade de arroz polido, aromático, de grão longo, considerado um item indispensável na dieta Ayurveda onde o metabolismo é um item a ser cuidado com atenção.

O nome arroz basmati significa arroz fragrante em hindi ? um nome justo, pois ele confere uma fragrância especial aos pratos. Existem variedades, incluindo o basmati integral. Seu cultivo original é no subcontinente indiano e hoje é bastante popular nas culinária indiana e paquistanesa.

Também chamado de príncipe dos arrozes, você vai encontrar o nome desse arroz escrito de diversas formas no nosso empório e em lojas de produtos naturais: basmatte, bansmatti, bansumutte e outras. 

Elas se referem à mesma qualidade desse famoso arroz indiano, seja produzido no Brasil ou em outros países, o basmati contém menos amido que o arroz tradicional ? e tende a ficar ainda mais comprido ao ser cozido, além de cozinhar mais rápido que o arroz branco tradicional.

O basmati brinda as refeições com aroma e sabor, além de ser um alimento com características nutritivas importantes e diversos efeitos benéficos ao organismo. 

Um ótimo exemplo é o índice glicêmico: enquanto o seu índice é 50, o arroz branco tem um índice glicêmico entre 70 e 90. Portanto, ele é ideal para quem quer ter uma dieta saudável e perder peso. Além disso, o arroz indiano é tão nutritivo quanto o arroz integral, mas mais é fácil de digerir.

Na dieta Ayurveda, o arroz é geralmente bom para equilibrar Vata e Pitta. Para Vata, recomenda-se bem cozido com água abundante e uma colher de ghee, o óleo purificado da manteiga. 

É o arroz perfeito para equilibrar pitta, além das refeições, fazer sobremesas feitas de arroz e leite são uma boa ideia. 

Para equilibrar kapha, deve-se comer menos arroz, mas se optar por consumir, preferir o arroz indiano, que deve ser tostado antes de cozinhar na água para aumentar o elemento fogo.

Como usar o arroz basmati na culinária?

Além de muito nutritivo, o arroz basmatte é rápido de ser preparado e pode ser feito de várias formas para colocar um dos muitos sabores da cozinha indiana nas suas refeições.

Para a forma simples, basta sal e água, como fazemos com o arroz branco no Brasil, mas você pode preparar arroz basmati com curry ou uma versão com ervilhas, cominho e outras especiarias.

No Ayurveda usa-se carne apenas como medicamento, um prato para pessoas convalescentes do tecido muscular é a sopa de arroz basmati, com músculo, batata e uma série de temperos.

Outros pratos que farão muito sucesso nos almoços de família com os amigos é o pilaf de arroz com lentilhas e o arroz basmati com cardamomo, uma rica e exótica especiaria que você encontra aqui no Ojas!

A criatividade não tem fronteiras com um arroz aromático e de sabor tão especial!

 

arroz pilaf

Quais os benefícios do arroz basmati para a nossa saúde?

Além de delicioso e atraente ao olfato, o arroz bansumutte traz inúmeros pontos positivos para o nosso organismo. Veja a lista de nutrientes presentes no arroz basmati.

  • Vitamina E

  • Vitamina B

  • Fibras

  • Potássio

  • Fósforo

  • Magnésio

  • Proteínas

benefícios arroz basmati


Seu teor glicêmico inferior à maioria dos arrozes já é um diferencial importante, mas a lista de vantagens da dieta com arroz basmati é grande.

  • Acelera o metabolismo, evitando o ganho de peso;

  • Auxilia nas dietas de emagrecimento;

  • Ajuda na queima de calorias, evitando a obesidade;

  • Reduz os riscos de doenças cardiovasculares;

  • Regula os níveis de colesterol;

  • Auxiliar na redução de pressão arterial;

  • Nutritivo para todos os tecidos do corpo;

  • Ajuda no ganho de massa magra, proporcionando músculos saudáveis;

  • Estimula o movimento e o trânsito intestinal;

  • Previne a constipação (prisão de ventre);

  • Previne as hemorroidas;

  • Fortalece o sistema imunológico.

Como você pode ver, o arroz basmati é uma excelente alternativa para substituir os arrozes tradicionais com alto teor de amido e pobres em fibras e nutrientes. Além de ganhar saúde e bem-estar, você terá refeições com arroz com aromas e sabores inesquecíveis!

Opinião dos consumidores
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