O chá de Erva Baleeira da Kampo de Ervas é totalmente natural, orgânico, sem glúten, sem aditivos químicos e livre de aromas sintéticos e agratóxicos. É extraído das folhas de um arbusto ramificado ( Cordia verbenacea), nativo da Mata Atlântica brasileira e encontrado em solos arenosos e em áreas de restinga, duna e praia. Existem relatos do uso da Erva Baleeira pelos indígenas brasileiros. Tem sabor amargo.
A Erva Baleeira faz parte da listagem dos Renisus - Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS - organizada pelo Ministério da Saúde - para auxiliar em cicatrizações, inflamações e dores em articulações, tendões e músculos e nos casos de reumatimos, artrite e contusões. É rica em alantoína, flavonoides (artemetina), terpenoides, óleos essenciais (alfa-pineno, beta-felandreno, acetato de citronelol, beta-elemento, transcariofileno, alfa-humocileno), mucilagem e sais minerais. Também é conhecida por nomes populares como black sage, pimenteira, catinga de barão, catinga preta, maria preta, salicina, maria milagrosa, balieira cambará, calção de velho, camarinha, guabiraba, salicilina, erva preta e erva milagrosa.
Modo de preparo: Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 5 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.
Anti-Ama.
Suporte da Estação: Primavera/ Verão.