O chá de amora é conhecido como um superalimento por possuir diversas vitaminas e antioxidantes que, além de ajudar a manter a saúde da pele e estimular a redução de rugas, também forma e fortalece a estrutura do colágeno.
Vitaminas e minerais que dão aquela turbinada na sua saúde:
- A Vitamina A contribui para a saúde da pele e dos olhos, previne pedras nos rins e tem ação antioxidante.
- Já a Vitamina C ajuda nos sintomas do resfriado, reduz a hipertensão e contribui no tratamento da catarata.
- A amora possui Vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de doenças vasculares e do sistema nervoso, além de auxiliar no bom funcionamento da tireoide.
- O potássio é importante para a manutenção da saúde do cérebro, auxiliando no controle da pressão arterial; e também em problemas como ansiedade, estresse, problemas no coração e acidente vascular cerebral (AVC).
- O magnésio é importante para diversas reações químicas no corpo, como: regulação do nível de açúcar no sangue, pressão sanguínea e síntese de proteínas.
Diminui os sintomas da TPM e menopausa
Sabe aquela dorzinha de cabeça insuportável, irritação e cólicas que nenhuma mulher quer sentir quando está naqueles dias? O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.
Modo de preparo: Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 5 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.
Contraindicação: O consumo em exagero pode irritar a mucosa gástrica.
Curiosidades: Nativa da Pérsia, a amoreira é uma árvore que atinge até 15m de altura, com grandes folhas largas e frutos vermelhos e pretos, de sabor ácido e doce. Ela se desenvolve bem em todo o Brasil. Suas folhas são utilizadas para alimentar bicho da seda (Bombyx mori).