A Calêndula é conhecida na Europa como "MARIGOLD" refere-se a Virgem Maria, é uma erva limpante, que estimula a circulação e a cicatrização de feridas, energéticamente banhos de calêndula tem um efeito de curar feridas emocionais principalmente relacionada ao feminino, antisséptico, sudorífico, analgésico, colagogo, anti-inflamatório, anti-viral, antiemético, vasodilatador, tonificante da pele. Esta flor antimicrobiana é usada em lavagens ou compressas oculares em casos de conjuntivite e banhos de assento em questões ginecológicas.
Modo de preparo: Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 5 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.
Contraindicação: Grávidas de até 3 meses e lactantes devem evitar consumir o chá em excesso.
Curiosidades: Originária das Ilhas Canárias, a calêndula é uma planta herbácea anual, ereta e de até 60cm de altura. Suas flores variam do amarelo limão ao laranja e abrem de acordo com o aparecimento do sol. As folhas e as pétalas da calêndula são comestíveis e podem ser adicionadas em saladas. Ela foi muito utilizada em várias guerras para tratamento tópico de ferimentos e foi usada primeiramente pelos gregos, árabes e hindus. Seu nome provém do latim Kalendulae, que representa o primeiro dia do mês no calendário romano, pela inflorescência no princípio da maioria dos meses do ano.
Sabor: amargo, adstringente;
*Atributos: leve para digerir e seca;
* Sabor após digestão: picante;
Potência: frio;
*Ação nos Doshas: Reduz Pitta e Kapha, equilibra Vata.
V* P- K-